Araripina responde por maior produção de mel no país

Reconhecida pelo potencial no setor de Apicultura, a região do Sertão do Araripe possui dez municípios produtores de mel que, juntos, respondem por 80% da produção do estado de Pernambuco. O município de Araripina ocupa o 1º lugar em produção de mel no Brasil, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE – 2010. A atividade tem crescido significativamente nos últimos três anos e emprega em média 800 pessoas na região.

Outro destaque apontado na pesquisa é o município de Bodocó, que aumentou em mais de 200% a produção, de 2008 para 2010, e entrou no ranking, representando o estado como o 12º maior produtor, seguido por Ibimirim que ocupa a 15ª colocação. Para fortalecer o potencial da região, o Sebrae em Pernambuco atua junto aos apicultores por meio de capacitações e consultorias tecnológicas e gerenciais com foco no mercado. A entidade trabalha a visão empresarial dos produtores para que a atividade passe a ser um negócio, e não apenas uma prática de subsistência.

“O objetivo do projeto é promover o acesso ao mercado nacional de forma integrada e sustentável, agregando valor ao produto, e contribuindo para o aumento do volume de vendas e da lucratividade do público–alvo”, comenta Maria Lucélia Souza, gerente da Unidade de Negócios Sebrae Sertão do Araripe.

Segundo ela, o resultado tem sido positivo e pode ser registrado pela conquista da Associação de Apicultores de Bodocó (AAPIB), que foi a primeira associação a receber o registro de Estabelecimento Relacionado (ER) ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, tornando-se a primeira do estado a receber certificação federal. “Antes do SIF, os produtores de mel vendiam o produto em tambores de 200 litros. Com o selo, a comercialização pode ser fracionada e a produção não passará pelos ‘atravessadores’, que, até então, ficavam com boa parte do lucro”, comemora a gerente do projeto.

O trabalho do Sebrae não para com a certificação da AAPIB. A entidade já viabiliza consultorias a uma Cooperativa de Apicultores e mais duas associações da região, para que se adequem às exigências do mercado e do Ministério da Agricultura na busca da certificação. A instituição expandiu ainda o atendimento a apicultores nas regiões do Pajeú e do São Francisco. Além do mel, a Unidade Sebrae Sertão do Araripe apoia um apiário de teste para a produção de pólen na caatinga pernambucana.

Sebrae em Pernambuco

www.pe.sebrae.com.br

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Publicado por Wagner Pereira

Aux. de Administração da CDL - Araripina-PE - Proprietário/Gerente da WV SERVIWEB - Desenvolvimento de sites e Soluções web. Manutenção e montagem de computadores, instalações de programas. Conhecimentos da Plataforma dinâmica Wordpress, para desenvolvimento de blogs, portais e sites.

Participe da discussão

2 comentários

  1. Desafiando a tudo e a todos, Araripina continua crescendo e emitindo fortes sinais de uma cidade que é ávida pelo progresso. Conforme vaticinou o Padre Ibiapina, Araripina será a maior cidade do Sertao pernambucano e a princesinha do Araripe. Berço de uma raça de gente batalhadora e incansável.

    Meus sinceros parabéns aos apicultores da região do Araripe, que muita competência e ajuda mãe natureza transformam essas pessoas e os municípios da região, em motivo de grande satisfação.

  2. O mel é também usado externamente devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-sépticas. Assim, o mel ajuda a cicatrizar e a prevenir infecções em feridas ou queimaduras superficiais. O mel é também utilizado largamente na cosmética (cremes, máscaras de limpeza facial, tônicos, etc.) devido às suas qualidades adstringentes e suavizantes.

    Juntamente com o mel, as abelhas produzem outros importantes produtos a saber a cera, a geleia real, e Própolis.

    Própolis é obtida pelas abelhas a partir de resinas retiradas principalmente de secreções de árvores, quando destas se quebra algum galho. Dessa forma a árvore se protege com um produto natural com poder bactericida e a abelha reprocessa essa seiva originando a Própolis. Esta é utilizada pelas abelhas para duas finalidades principais: vedar a colmeia de maneira a não entrar água, vento ou outro animal; e serve também para mumificar outros insetos que penetrem na colmeia e são eventualmente mortos.

    A Própolis é bastante útil ao ser humano que a usa como auxiliar medicamentoso uma vez que possui poder bactericida, como já visto.

    Uma bebida fermentada a partir do mel e água é denominada hidromel.

    O mel também é um importante suplemento alimentar servido em frutas descascadas, ajudando em uma alimentação mais saudável para o corpo e a mente, mesmo com seu alto teor de sacarose.

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: