Araripina recebe mais 1000 cisternas do Programa Água para todos

Mais mil cisternas do Programa Água para todos chegaram à Araripina. Com a chegada deste novo lote a cidade totaliza quase 3.100 cisternas recebidas do Governo Federal que são distribuídas para famílias de baixa renda e que não possuem locais de armazenamento de água.

Os primeiros lotes entregues entre 2011 e 2012 estão sendo fundamentais para que as famílias, especialmente da zona rural, guardem água para consumirem caso a estiagem se prolongue nos próximos meses.

As novas mil unidades que chegaram semana passada estão na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, no Parque Três Vaqueiros. De acordo com o Secretario Brenno Ramos haverá uma capacitação ágil dos beneficiários para que as famílias logo sejam contempladas. O objetivo da Secretaria é que as cisternas sejam instaladas ainda no período chuvoso.

O Programa Água para todos foi desenvolvido pelo Ministério da Integração Nacional e é executado pela CODEVASF em parceria com os municípios. A Prefeitura, por meio de um Conselho, cataloga os beneficiários e o conselho vai até o local indicado para ratificar a necessidade da instalação das cisternas.

Após o Conselho validar a necessidade e os beneficiários passarem por uma capacitação de como usar os reservatórios a CODEVASF faz a instalação da cisterna no local indicado. Apenas famílias de baixa renda e aquelas beneficiárias dos Programas Sociais, como Bolsa Família, podem receber a doação.

Compensando – O prefeito Alexandre Arraes (PSB) foi acometido de uma gripe logo na sua primeira semana de administração e por recomendação médica evitou lugares públicos. Melhor de saúde, agora ele compensa as ausências fazendo diversas visitas, especialmente aos distritos. Em dois dias andou em Gergelim, Nascente e Rancharia.

Gergelim – No primeiro distrito ouviu quatro pedidos do vereador Deval (PR) que representa a comunidade. 1. Refazer o calçamento das ruas no entorno da Praça da Igreja Matriz. 2. Arrumar os esgotos que estão a céu aberto. 3. Construir uma nova caixa d’água comunitária e 4.Reformar o Matadouro Público que está totalmente abandonado, sem teto, inclusive.

Barragens– No vizinho distrito de Nascente a visita no sítio Bonito I foi para conferir de perto a barragem que o prefeito havia recuperado durante o seu primeiro mandato. Com as recentes chuvas a capacidade da barragem já transbordou. No distrito de Rancharia o prefeito também foi conferir o açude do sítio Arrojado e as novas instalações da Unidade Básica de Saúde.

Escolhido – O bairro do José Martins atualmente é o local da cidade que concentra a maior quantidade de obras. Pelas ruas estão trabalhando quatro empresas. A Constantini Engenharia constrói 1.500 casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida, a Top Engenharia é responsável pela reforma e ampliação da Avenida Perimetral, a OTL executa o novo sistema de abastecimento de água e a FLAMAC troca toda a tubulação de esgotos. Quando o nome das empresas for apenas lembrança a valorização dos móveis e terrenos será o assunto do bairro.

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: