A notícia de que o Distrito do Morais tem interesses de emancipação pegou muita gente de surpresa, já que atualmente, Nascente e Gergelim ocupavam as manchetes da imprensa local com as mobilizações vindas de lideres políticos de ambos distritos, vale ressaltar, que os dois citados acima, travam um grande briga de interesse e vaidade, já que a probabilidade maior é que Nascente venha a conquistar a emancipação deixando Gergelim em 2ª instancia como distrito de Nascente, Gergelim não aceitando essa condição, não dá o braço a torcer, e insiste em tentar atrapalhar o projeto de Nascente entrando na disputa para se tornar cidade.
O fato é que, o Morais, que por sinal é o Distrito mais velho e também mais antigo do que a própria cidade de Araripina, mostra a cara e toma musculatura para se entranhar nos processos emancipatórios que agitam o estado de Pernambuco.
Morais fica a 12km da cidade de Araripina, e é cortado por uma das BR’s mais importantes do Estado, a BR 316. O gesso é uma das grande fontes de renda da população, sendo o turbo da economia naquele local, são aproximadamente 12 indústrias de Gesso, sendo mais 80 pequenas fábricas de derivados como a placa, bloquete e o bloco de construção, o comércio também é bastante aquecido, ultimamente foi implantado no Morais a feira-livre de frutas, legumes e verduras, são mais 2 mercados e 14 mercadinhos, 2 madeireiras, 1 loja de material de construção, 1 posto de combustível, 3 restaurantes, 2 farmácias, 8 bares, 1 unidade dos correios, Cartório Civil,  CRAS, Base da Compesa, 1 Igreja Católica, 2 Igrejas Evangélicas, 1 Escola Estadual e 1 Escola Municipal.
O ultimo levantamento mostra que o Morais possui 7,500 habitantes, no entanto o Distrito conta com o apoio do povoado de Lagoa de Barro, os líderes desse movimento João Doutor e Roselton Oliveira(suplentes de vereador), foram entrevistados pelo radialista Genival em seu programa Tribuna Livre ao Meio-Dia de Sexta-Feira dia 08 de Novembro, onde deram explicações sobre o andamento do projeto, para os suplentes, é de extrema importância unir forças de todos os lados, principalmente união política, Roseilton convidou líderes comunitários, políticos ativos, ex-políticos, presidentes de associações e toda a comunidade envolvida, que no momento se limita apenas no Distrito do Morais.
 
“Nessa hora não devemos olhar pelo lado político, e sim pelo benefício social que trará ao nosso distrito, pois depois da emancipação, quem vai escolher o prefeito e os vereadores é o povo” frisou Roseilton. Durante a entrevista, o ex-vereador Moises Neri, participou via telefone, elogiou a atitude dos suplentes e deu total apoio ao projeto, Moisés é ligado a base de situação e foi um dos articuladores na campanha do vereador Bringel Filho, que também confirmou apoio ao projeto de Roseilton e João Doutor.
O Grupo pretende entrar em contato com Evilásio Mateus e Edvaldo em Lagoa do Barro, Silvano do Morais, Antonio Barros, todos os vereadores, associações enfim, o maior numero de militantes possíveis para fortalecer o projeto.
Fonte: Blog Revista Geral
Fotos Rafael Diniz

Publicado por Wagner Pereira

Aux. de Administração da CDL - Araripina-PE - Proprietário/Gerente da WV SERVIWEB - Desenvolvimento de sites e Soluções web. Manutenção e montagem de computadores, instalações de programas. Conhecimentos da Plataforma dinâmica Wordpress, para desenvolvimento de blogs, portais e sites.

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: