O ano de 2013 foi marcado por vários acontecimentos notáveis em nossa cidade.

A seguir, alguns que merecem nossa especial atenção.

Araripina-20041-2

 10) Alexandre Arraes Prefeito

Em Araripina, o socialista Alexandre Arraes (PSB) venceu as eleições com 56.81% dos votos frente à candidata Socorro Pimentel (PSL) que obteve 41.17%. Em terceiro lugar com 2.03% ficou o Dr. Cácio (PRP).

Araripina tem 55.239 eleitores aptos a votar, mas 44.765 foram às urnas para eleger os novos representantes para o próximo ano.

Durante toda a campanha, Alexandre Arraes demonstrava larga vantagem sobre Socorro, tanto que no dia 03 de outubro uma pesquisa realizada pelo CITEP indicou vitória do socialista com 62.6%. A estimativa da pesquisa foi confirmada após a apuração das urnas. Arraes obteve 23.126 votos, superando a sua adversária em 6.367 votos.

Além de ser eleito para administrar Araripina a partir de 1º de Janeiro de 2013, Alexandre Arraes também elegeu ampla maioria na Câmara de Vereadores. A Frente Popular de 11 partidos que apoia o socialista elegeu 11 dos 15 vereadores na cidade.

9) Caminhada contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A caminhada destacou a importância para alertar a sociedade sobre este grave problema social e reforçou a necessidade do envolvimento de toda a sociedade para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. A Prefeitura de Araripina realiza diversos trabalhos para tirar as crianças do trabalho infantil e mantê-las longe de agressores.

Foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 e lembra um violento crime sexual que aconteceu em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, contra uma menina de apenas oito anos, conhecido como “Caso Aracelli”. Os criminosos nunca foram responsabilizados. O marco é uma conquista na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de todo o país.

8) Campanha de Vacinação

A campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e também a atualização da vitamina A. Para a vacina contra a paralisia infantil podem ser vacinadas crianças entre 06 meses até menores de cinco anos. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar cerca de 7 mil crianças durante este período. Já a atualização de vitamina A é destinada para crianças entre 01 ano a menores de cinco anos.

7) Construção da UPA 24 horas

Durante a inauguração da pavimentação que liga o distrito de Bom Jardim do Araripe (Rancharia) à PE 615, o prefeito de Araripina, Alexandre Arraes (PSB) acompanhado do Governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) anunciou o local onde será construída a UPA 24hs em Araripina. A construção da Unidade de Pronto Atendimento 24h de Araripina está autorizada desde abril deste ano quando o Ministério da Saúde emitiu a publicação no Diário Oficial da União em 16 de abril. O prefeito Alexandre Arraes foi ovacionado pela população por trazer mais uma obra de grande porte para Araripina.

6) Inauguração do ETE – Escola Técnica Estadual.

A ETE Pedro Muniz Falcão, erguida no Alto da Boa Vista, bairro mais populoso de Araripina, deixa para trás em termos de estrutura e equipamentos as mais caras e badaladas escolas particulares do Nordeste e do Brasil.

5) Senai oferece oportunidades em 17 cursos técnicos com vagas para Araripina

São 17 opções de cursos gratuitos, em áreas como mecânica, eletrônica e segurança do trabalho. Interessados devem acessar o site do Senai até 22 de setembro. O Senai está oferecendo três novos cursos: mecânica, fabricação mecânica e soldagem. Os interessados podem se inscrever ainda nos cursos de técnico em administração, alimentos, automação industrial, edificações, eletromecânica, eletrônica, eletrotécnica, logística, manutenção automotiva, produção de moda, redes de computadores, refrigeração e climatização, vestuário e segurança do trabalho.

4) Semana de Combate à AIDS

De maneira a conscientizar a população foram montadas blitz educativas nas ruas com maior circulação de veículos. Ao serem abordados os motoristas recebiam panfletos e folders contendo informações sobre o vírus além de preservativos masculinos. Outra blitz foi montada em um posto de gasolina na BR 316, local de intensa circulação de caminhoneiros.

Além da ação educativa, a Secretaria de Saúde também reforçou os exames preventivos nas ESFs e CASAM com a realização do teste de HIV durante toda a semana. Estes testes são realizados rotineiramente no Centro de Saúde Dr. José Araújo de Lima e ao longo da semana foram disponibilizados mais cinqüenta exames.

3) Filhos de Agricultores Araripinenses estão isentos da taxa de Vestibular

O prefeito Alexandre Arraes anunciou na manhã de hoje (27) através das emissoras de rádios da cidade mais uma importante ação da Prefeitura de Araripina para os filhos e filhas de agricultores da cidade. No apagar das luzes deste ano, a gestão municipal promoveu uma maneira de estimular este importante e sofrido segmento produtivo com o anúncio da isenção total da taxa de inscrição do vestibular para os cursos de Ciências Agronômicas e Gestão Ambiental da Autarquia Educacional do Araripe – AEDA para todos os filhos e filhas de agricultores sindicalizados.

2) Qualidade aos pacientes do TFD em Recife

A Casa de Apoio dos pacientes de Araripina localizada na capital pernambucana, ganha novo endereço e com isso, mais investimentos para garantir qualidade no transporte, alimentação e segurança.

Os pacientes que estarão indo cuidar da sua saúde no Recife poderão desfrutar de novas salas ao exemplo da sala de TV, jantar e copa. A criançada agora tem o seu espaço garantido para brincar, além de tudo isso os quartos estão todos climatizados.

A alimentação é servida através de uma empresa terceirizada que serve 03 refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar) para os pacientes que precisam se alimentar bem, favorecendo na sua recuperação com os nutrientes, carboidratos e vitaminas necessárias enquanto cuidam da saúde no Recife, lembrando que alimentação é toda acompanhada por um nutricionista.

1) Mensagem Natalina

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: