Ano internacional da astronomia dá destaque à OBA

A XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica obteve este
ano o maior número de inscritos desde sua primeira edição, em 1998. As
26.352 escolas inscritas no evento representam uma maior divulgação
pela equipe organizadora da Olimpíada, chefiada pelo Prof. Dr. João
Batista Garcia Canalle, da UERJ —, e uma melhor receptividade pelas
escolas e pelos alunos, que têm a oportunidade de ganhar visibilidade
através do desempenho nas provas, bem como a chance de participar de
olimpíadas internacionais, como Olimpíada Internacional de Astronomia
e Astronáutica (OIAA).
O Ano internacional da astronomia deu destaque à prova, que obteve a inscrição de quase 11 mil novas escolas participantes — onde os estados com os maiores números de cadastros são: São Paulo, com 3905 escolas inscritas e Ceará, com 2707 escolas ativas —, indicando uma maior atuação da OBA no território brasileiro.

Para celebrar o marco dos 400 anos da primeira observação do céu com luneta por Galileu Galilei, a comissão organizadora da OBA promove o Concurso de desenhos do Ano Internacional da Astronomia. Os trabalhos melhor elaborados serão premiados e exibidos na Internet e em solenidades públicas.
O evento não conta somente com a resolução das provas pelos alunos. Atividades práticas são sugeridas para integrar os alunos participantes e mostrar que o mundo da Astronomia e Astronáutica está mais próximo da realidade e é mais divertido do que parece. Experimentos didáticos são montados, como medir a massa da Terra utilizando-se de um relógio, um pêndulo e uma régua; construir um relógio do Sol com uma garrafa PET, com o auxílio de esferas para estimular a capacidade de comparação entre os tamanhos dos planetas, entre outras.
As provas, que serão realizadas no dia 15 de maio, são aplicadas em
níveis correspondentes ao grau do aluno, desde o Ensino Fundamental
até o Ensino Médio, nas dependências da escola onde o aluno estuda. Os professores, que ao fim do evento obterão o certificado de colaborador, iniciarão a correção das provas no dia 16. Todos os alunos receberão certificados de participação, e os 20 mil melhores colocados serão gratificados com medalhas e convites para eventos posteriores, como a
Escola de Astronomia da OBA e as Jornadas de Astronáutica, de Energia e de Foguetes. Dentre os convidados para a Jornada de Astronomia serão escolhidos os alunos que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica, em 2010.
Antes da realização das provas, as escolas promovem o lançamento de foguetes didáticos, em virtude da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG). Os resultados das equipes lançadoras deverão ser encaminhados juntamente com as provas da OBA. Os destaques dos lançamentos serão convidados para a Jornada de Foguetes.
Para conhecer melhor a OBA, a OBFOG, a comissão organizadora, baixar arquivos de provas anteriores, acessar os roteiros das atividades práticas, ver quais escolas da sua cidade estão participando ou inscrever a sua escola para 2010, acesse www.oba.org.br.

Participe da discussão

2 comentários

  1. fiz a prova do oba na minha escola e fiquei entre o 10 primeiros gostaria de saber se minha escola ficol entre as dos melhores resultados ? me respondam porfavor

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: