O Fórum da Bovinocultura Leiteira do Araripe (Araleite), cuja edição mais recente foi realizada na cidade de Bodocó, agora será permanente e itinerante. A iniciativa é organizada pelos próprios produtores de leite do Sertão do Araripe e tem como parceiros entidades como o Sebrae de Pernambuco, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o Banco do Nordeste e o Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural).

Uma das inspirações para a criação do Araleite foi a participação de produtores da região nos encontros promovidos peloFórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas, iniciativa composta por 12 instituições empresariais – entre elas, o Sebrae/PE e a Faepe – que buscam soluções duradouras para a convivência produtiva com os períodos de forte estiagem que possam ser aplicadas em Pernambuco e também no Semiárido brasileiro.

timthumb
Fórum da Bovinocultura Leiteira tem auxiliado produtores a conviver com os períodos de estiagem. Iniciativa tem o apoio do Sebrae/PE

Como resultado, além da divulgação localmente das experiências abordadas durante os encontros realizados no Recife, a iniciativa tem permitido que os produtores coloquem em prática projetos que permitam a eles conviver de forma produtiva com os períodos de seca. Entre os projetos em curso está uma unidade piloto de processamento de leite na cidade de Bodocó, bem como a implantação de novas técnicas envolvendo a produção e armazenagem de forragem para o rebanho leiteiro.

Atualmente, os produtores são referência em termos de convívio produtivo com a seca a partir da aplicação de técnicas de armazenamento de alimentos, economia de água e produção de alimentos para o gado por meio da técnica de gotejamento, além de ações como o melhoramento genético dos animais e da higiene na ordenha. Esse nível de organização foi possível a partir de trabalho desenvolvido pelo Sebrae/PE a partir do Projeto Fortalecimento da Pecuária – Sertão do Araripe, que permitiu que os grupos de produtores de leite das cidades de Bodocó, Exu e Granito se fortalecessem e conquistassem espaço na região.

A próxima reunião do Fórum da Bovinocultura Leiteira do Araripe será realizada na cidade de Exu, durante a edição 2014 da Expoleite.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.