O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado nesta segunda-feira (1º), tem como principal objetivo conscientizar sobre o diagnóstico precoce da doença. Alertando que o controle do vírus e a qualidade de vida dos pacientes podem ser aumentados pelo diagnóstico precoce da doença. A Aids é transmitida pelo sangue, leite materno, esperma e secreção vaginal. Para se proteger, as pessoas devem usar camisinha durante as relações sexuais e verificar se instrumentos que furam ou cortam estão esterilizados.

Qualquer pessoa que teve relação sexual desprotegida, compartilhou algo que fure ou corte (alicate, seringa) ou que está com suspeita ou diagnóstico de tuberculose deve fazer a testagem rápida de HIV. A medida também deve ser tomada por qualquer casal que planeja uma gravidez e pela gestante, no período pré-natal.

Números: de 1983 até o mês de novembro de 2014, foram registrados 21.235 casos de Aids em Pernambuco, sendo 13.771 em homens e 7.464 em mulheres. Neste ano, 770 casos foram notificados, com 407 óbitos.

Em Araripina, a Secretaria de Saúde juntamente com a unidade SESC, estarão realizando uma mesa redonda na unidade Sesc das 10h às 11h, tirando dúvidas, respondendo pergunta entre outros meios relacionados a este.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.