Em um ano de muitos altos e baixos na cidade de Araripina, no Sertão de Pernambuco, um setor que teve seus dias mais difíceis foi a Educação, ladeada de perto pela Saúde e a Segurança (que também estão entre os itens com maior défice nessa cidade).

O descaso que vem acontecendo com a educação nessa cidade merece atenção e destaque. A falta de importância que a atua gestão parece ter com um dos princípios mais básicos que pode ofertar a população é chocante diante de casos que selecionamos para você, caro leitor, que evidenciam isso, ao longo de dez matérias selecionadas que aconteceram durante esse ano em Araripina.

A seguir, o ranking com as 10 matérias mais críticas da Educação em Araripina:

 

10º Diretora Presidente da AEDA entrega o cargo

Um burburinho crescente tem tomado conta da cidade desde as primeiras horas do dia de hoje, o motivo: Maria Ramos, até então Secretária de Desenvolvimento Econômico, teria sido nomeada ao cargo de Diretora Presidente da AEDA, Autarquia Educacional do Araripe.

Ainda não se sabe ao certo causas e motivos (ou se o falatório de rua é sem fundamento), até porque nem mesmo os próprios funcionários da Autarquia sabem se realmente a senhora Maria Ramos exercerá tal função, mas o que se comenta na cidade em uma só voz é que a nova Diretora é ela sim! O que todo mundo quer saber é o porquê do troca-troca na gestão da Autarquia; primeiro uma professora de renome na cidade, substituída pela advogada Gabriela Reis Batista (que teve uma gestão relâmpago, por assim dizer), que agora será substituída pela também professora Maria Ramos.

https://araripina.com.br/diretora-presidente-da-aeda-entrega-o-cargo

 

9º Descaso com alunos dos cursos de Química e Física da FAFOPA

A Autarquia Educacional do Araripe (AEDA), que iniciou-se as aulas na segunda-feira (10), já está passando por alguns problemas. Isso porque os estudantes de dois cursos da instituição não possuem salas nas dependência, pois os alunos de Química e Física estão tendo que se deslocar até a Escola de Referência Josias Inojosa de Oliveira (ERJIO), a pé. Os transportes escolares das suas respectivas cidades não tem o itinerário para se deslocar até a referida escola. Isso implica na caminhada que os jovens que se deslocam de suas cidades até Araripina e na maioria dos casos eles saem de suas residências às 17:00 hs e normalmente só conseguem chegar à 00:00 hs.

https://araripina.com.br/araripina-descaso-com-alunos-dos-cursos-de-quimica-e-fisica-2

 

8º Secretaria de Educação no convoca concursados e chama juiz de direito de desentendido

A coisa foi tão mal feita que o Juiz de Direito de Araripina, através de uma liminar judicial suspendeu o processo e não deu outra, o Juiz virou alvo da Secretária que alvejou contra ele em entrevista na Rádio Grande Serra, chamando o mesmo de desentendido.

Os alunos estão sendo prejudicados e isso é muito ruim, disse a Secretária colocando a culpa no Juiz onde o chamou publicamente de desentendido, sem mais ter em quem colocar a culpa pelos sucessivos erros da pasta que representa a Secretária a mesma agora trabalha agora na base do se colar, colou, atirando para todos os lados tentando achar alguém para colocar como bode expiatório no caso.

https://araripina.com.br/secretaria-de-educacao-nao-convoca-concursados-e-chama-juiz-de-direito-de-desentendido

 

7º Muro de escola desaba e por pouco não fere alunos no distrito do Morais

Na tarde desta segunda-feira(10), por volta das 13h da tarde, o muro lateral da Escola Moisés Bom de Oliveira situada no distrito do Morais, desabou provocando pânico nos alunos que estavam próximos ao local. Essa parte que caiu, serve como abrigo para os alunos que fogem do sol muito forte em quase todo o ano e muitos alunos esperam nesse local o horário para entrar para suas salas.

https://araripina.com.br/muro-de-escola-estadual-desaba-e-por-muito-pouco-nao-fere-alunos-no-distrito-do-morais

 

6º SIMA adere a paralisação nacional por 24h.

A concentração da paralisação saiu da sede do SIMA e percorreu as principais ruas da cidade para chamar a atenção da população e também disseminar as reivindicações da categoria.

De acordo com Jâmerson Terto, advogado do SIMA, o principal reclame da categoria é a falta de diálogo com o poder executivo municipal. Ele afirma que existe imensa dificuldade em agendar uma reunião com o gestor municipal. “Desde o ano passado, protocolamos um pedido de reunião e até o momento não fomos atendidos. O argumento é sempre o mesmo: não existe espaço na agenda”, afirma.

https://araripina.com.br/sima-adere-a-paralisacao-nacional-por-24hs

 

5º Funcionários ainda aguardam pagamento do 13º salário em Araripina

Não teve jeito!

Mesmo após nota no próprio site da Prefeitura Municipal de Araripina, no Sertão de Pernambuco, onde o atual gestor afirmava que os vencimentos referente ao décimo terceiro dos funcionários efetivos seriam creditados até o dia limite (dia 19, porque o dia 20 estaria caindo em um dia não útil, logo um sábado), parece que muita gente ficou apenas a vontade de ver a cor desse tão sonhado dinheiro a mais.

https://araripina.com.br/funcionarios-ainda-aguardam-pagamento-13o-salario-em-araripina

 

4º Quadra Poliesportiva já nasceu problemática

A última leva de abandono se deu a inauguração de uma quadra poliesportiva, que foi anexa à escola municipal Professora Maria Luzanira Muniz Ramos, a maior unidade de ensino municipal desta cidade. A quadra que foi construída com um valor que beirou os quinhentos mil reais, já nasceu problemática pela ausência do fator que mais se faz necessário em algo do tipo: Banheiros! Os atletas que lá participam, não tem acesso a vestiários ou banheiros para realizarem suas necessidades primarias, dificultando a realização de atividades nesta.

https://araripina.com.br/quadra-poliesportiva-ja-nasceu-problematica-entenda

 

3º Faciagra está entre reprovadas pelo MEC em Pernambuco

O conceito “insatisfatório” foi dado a todos os cursos que alcançaram notas 1 ou 2 de uma escala que vai até 5 do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O índice leva em conta o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade), além de a qualidade da infraestrutura, do projeto pedagógico e do corpo docente. Das mais de 3 mil graduações avaliadas, apenas 25 (ou 1,2%) alcançaram a nota máxima.

https://araripina.com.br/faciagra-esta-entre-reprovadas-pelo-mec-em-pernambuco

 

2º SIMA realiza ato em prol dos professores municipais que estão com seus pagamentos atrasados

Aconteceu na manhã de hoje, mesmo após muito tentar ser impedido pelos órgãos responsáveis, uma manifestação pacifica dos Servidores Municipais, apoiados pelo SIMA – Sindicados dos Servidores Públicos Municipais de Araripina. Os professores presentes e membros do sindicato, liderados pelo Prof. Tiago Silva aludem sobre o não pagamento, já atrasado, dos professore municipais e também sobre a ausência de previsão deste.

https://araripina.com.br/sima-realiza-ato-em-prol-dos-professores-municipais-que-estao-com-seus-pagamentos-atrasados

 

1º Criança de 4 anos cai de transporte escolar e morre em Araripina

Uma criança, de 4 anos de idade, não resistiu aos ferimentos depois de cair do transporte escolar quando chegava em casa. O acidente aconteceu nesta quinta-feira (24) no Sítio Pitombeira, Zona Rural de Araripina, no Sertão de Pernambuco.

https://araripina.com.br/crianca-de-4-anos-cai-de-transporte-escolar-e-morre-em-araripina

 

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: