Hoje é o dia dedicado ao trabalhador. Ele tem como sonho realizar seu trabalho, para que dele obtenha o seu sustento e o da sua família. Mas, existem outros valores que são fundamentais na vida do trabalhador. A auto-estima, o prazer de participar ativamente do processo produtivo do seu país, da sua comunidade e do seu lar. São estes atributos que fazem dele (trabalhador), uma pessoa feliz, realizada e útil à sociedade em que vive.
O desempregado que não pode participar da construção do seu país é uma criatura desmotivada, infeliz, sofrida e sem perspectiva. Suas possibilidades de vislumbres estão cada vez mais distantes das suas aspirações, dos seus sonhos e de suas realizações. O nosso país tem nos deixado como herança um cenário que nos faz sentir ameaçados diante do quadro desolador aqui descrito.
Cabe às autoridades constituídas dar uma contribuição maior, criando facilidades e linhas especiais de créditos, com o propósito de injetar na economia mais recursos e a expansão de novos investimentos que gerem oportunidades de mais empregos.
Existem formas de parcerias em que alguns impostos e tributos podem ser reduzidos ou até mesmo, suspensos temporariamente. Esta é uma forma de se aumentar a oferta de emprego, além de preservar o trabalhador na empresa.
Assim, procedendo, ressurgem as esperanças do sofrido desempregado, a dignidade do cidadão é restabelecida, a alegria volta a reinar no seio de sua família, os sonhos renascerão e os projetos futuros certamente se materializarão.
Uma forma bem simples, que depende de menos sacrifício do Governo para conseguir mais empregos, é a implantação de uma política de administração eficiente dos recursos públicos disponíveis, cujas ferramentas a serem utilizadas são: honestidade, pulso forte e extermínio dos parasitas que vivem mamando nas tetas das administrações públicas.
Quando o governo decidir administrar eficientemente o que tem para receber dos seus devedores e fazer o uso correto e honesto desses recursos, novos empregos surgirão, porque à medida que a máquina administrativa responde com a elevação de sua arrecadação, mais condições ela terá de aumentar os investimentos na atividade econômica e ampliar a oferta de empregos.
Quando isto acontecer, com certeza, todos nós teremos orgulho em comemorar o 1º DE MAIO “O DIA DO TRABALHADOR”.
Humberto Alves Bandeira