Vila Serrânea, Santana e Morais foram os locais com mais brancos e nulos

O TSE liberou o boletim de urna das eleições 2016 e nós criamos diversos gráficos para analisar as peculiaridades de todas as seções de votação da nossa Cidade.

Construímos gráficos analisando os locais com mais votos brancos, nulos e as seções com mais faltosos, com isso podemos avaliar as localidades com menos interesse em participar deste momento democrático, e também as regiões que houveram muitos votos nulos, indicando uma certa dificuldade em pressionar corretamente o número do candidato(a).

Também foi avaliado os votos na siglas, quando o eleitor vota apenas no partido político. Em sua maioria, é no momento de votar no vereador que o eleitor escolhe apenas o partido político, a legenda, e não o candidato em si.

Estes gráficos não são compatíveis para visualização no celular(dispositivos móveis).

Somando os totais, sem analisar o tamanho da seção de votação, o CERu foi o local com mais brancos e nulos.

Tabela com possibilidade de ordenação dos dados

Ordenando a coluna “% dos faltosos” poderá visualizar em proporção aos votantes o local com a maior quantidade de ausentes.

Especule a possibilidade que o voto na sigla pode ter sido um voto confuso, no qual o eleitor pressiona a tecla confirma(verde) antes de digitar todo o número do candidato.

No próximo artigo iremos exibir gráficos dos vereadores com mais votos por localidade(seção) analisando a força de cada candidato por região da nossa Cidade.

Hermes Alves

Sou fundador deste site, projeto que iniciei em 1999 realizando a primeira transmissão ao vivo para a Internet de um evento junino. Sou formado em Marketing com especializações internacionais em Informática e um amante descarado por nossa querida cidade, Araripina Pernambuco.

Deixe uma resposta