Vale a pena fazer concurso público?

Vale a pena fazer concurso público?

Listamos para você pontos positivos e negativos sobre o processo do concurso público para que você possa avaliar até que ponto vale a pena correr trás deste sonho.

Praticamente todas as pessoas almejam a aprovação em um concurso público. E as que não sonham, ainda assim não fariam a loucura de recusar a oportunidade. Trabalhar em um órgão público é sinônimo de salários acima da média do mercado de trabalho privado e possibilidades de ocupar diversos cargos, mesmo tendo cursado somente o ensino médio. No entanto, nem tudo são flores. Confira aqui algumas vantagens e desvantagens do curso público e tire suas próprias conclusões sobre o assunto.

Quais as vantagens do concurso público?

A maior vantagem oferecida para o servidor público até hoje é a estabilidade profissional. Diante de um cenário de crise do mercado privado, trabalhar em um local com a segurança de que você não pode ser demitido a qualquer momento e por qualquer motivo é o sonho de todo profissional. Para ficar ainda melhor, após três anos, você cumpre o período chamado de estágio probatório e, a partir daí, você só é demitido em casos extremos. A remuneração acima da média, especialmente para cargos com escolaridade de ensino médio, e a flexibilidade de horário sem quase nenhuma necessidade de cumprir horas extras são outros fatores determinantes na hora de decidir ingressar nessa carreira. Além disso, existem vários benefícios e gratificações que vão além da renumeração e muitos cargos não exigem experiência. Você é aprovado de acordo com o resultado da prova, o que facilita bastante para as pessoas que estão em busca do primeiro emprego ou querem investir em outra área.

E quais são as desvantagens?

Se por um lado, a estabilidade profissional anima, por outro, o tempo de preparo e dedicação aos estudos para conseguir ser aprovado desestimula muitos concursistas. Conseguir a tão sonhada aprovação não é nada fácil. É exigido muita dedicação e possíveis anos de estudo, além de muita paciência e persistência, uma vez que os concursos são muito concorridos. Fora isso, os adeptos a mudança, inovação e novas experiências profissionais correm o risco de ficarem desestimulados com os cargos públicos devido à estagnação que ocorre na carreira. Dependendo da área e do cargo, é difícil ser promovido ou realizar novos trabalhos, ficando sempre limitado às mesmas atividades. No final das contas, tudo vai depender se você possui um espírito mais dinâmico e empreendedor ou uma tendência para áreas mais seguras e confortáveis. Coloque tudo isso na balança e veja o que mais importa pra você na hora de decidir qual carreira seguir!

À procura do emprego ideal? Acesse o Jobtonic e confira as 432.971 vagas em São Paulo!

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.