Sesc Ler Araripina se prepara pra 2ª edição da Aldeia Princesa do Araripe

Diferentes gêneros musicais, de dança, teatro, cinema, gastronomia, literatura, artes visuais e ações formativas. Tudo isso faz parte da 2ª edição do projeto Aldeia Princesa do Araripe, que será realizado pelo Sesc Ler Araripina de 21 de agosto a 1º de setembro.  Durante 11 dias a cidade se transformará na capital cultural do Sertão pernambucano, com uma ampla programação que irá ocupar escolas, ruas, praças e avenidas, contemplando públicos de diversas idades.

Entre os destaques desta edição está o musical “Oferendá”, estrelado pelo cantor Flávio Leandro e seus dois filhos: Davi Leandro e Sara Lopes, e o espetáculo de dança “Segunda Pele”, do Coletivo Incomum, do Recife. Dois exemplos do que o público pode esperar da maratona de vivências culturais do Aldeia, que será encerrado com dez horas ininterruptas de grande apresentações, com o 10 Ponto Cultura, no dia 1º de setembro. Com início às 17h, no Sesc, haverá maratona de teatro, apresentação musical e feira de artesanato. Toda a agenda do Aldeia Princesa do Araripe é gratuita e pode ser conferida no site do Sesc Pernambuco .

“É uma ação que reflete o trabalho que sempre buscamos desenvolver, que é aproximar as pessoas das linguagens artísticas, proporcionando o pensamento crítico e fortalecendo nossa cultura local”, afirma o gerente do Sesc Ler Araripina, Richard Santiago. A abertura da programação acontecerá no dia 21 de agosto, a partir das 9h, quando o público poderá conferir no Sesc duas exposições fotográficas: “Depois que Feira Termina”  e “Histórias da cidade de Araripina”.

Às 16h, o cortejo, com saída da Unidade, irá percorrer as principais ruas do centro comercial da cidade para anunciar o início de mais uma edição do Aldeia. Vão participar do cortejo a Banda Marcial Princesa do Araripe (Araripina), a Quadrilha Junina Balanço Junino (Araripina), o Grupo Aconchego do Sertão, Grupo Fazendo a Diferença, Turma dos Caretas de Araripina, Banda de Pífanos Santa Bárbara, Cia de Dança do Sesc Araripina, Cia de Teatro Cena de Araripina, Grupo Sementes Sonoras, Grupo Artimanha (Bodocó), Grupo TRIATO (Araripina) e Grupo Colisão B Boy (Araripina).

A partir das 18h, a programação acontecerá na Avenida Antônio de Barros Muniz, no Centro, com apresentações da Banda Filarmônica Maestro Álvaro Campos (Araripina), intervenção literária “Pé de Livros”, realizada em parceria com a Votorantim Pela Educação; apresentação “Para Sempre Teu”, com a Quadrilha Junina Balanço Junino (Araripina); apresentações de dança da Escola ETE; do grupo Colisão B- Boy de Araripina e Grupo Axé Capoeira (Araripina). A noite de abertura será encerrada às 21h com o espetáculo musical“Oferendá”.

“Em sua segunda edição o projeto destaca a diversidade cultural com múltiplas atividades, valorizando os grandes talentos regionais e promovendo um intercâmbio com artistas de outras cidades”, explica o instrutor de atividades artísticas do Sesc Ler Araripina, Cristiano Santana. A programação reúne importantes projetos desenvolvidos pelo Sesc. Nove escolas municipais irão receber exibições do Cine Marilac, que trará os filmes “O serviço de entregas da Kiki” e “Porco Rosso” para as salas de aula.

Palco Giratório – No campo da dramaturgia, o Aldeia também vai incorporar o Palco Giratório, maior projeto de artes cênicas e circulação no Brasil. Além de encontros de grupos para trocas de ideias e experiências, companhias vão trazer espetáculos. Na programação, estão “Leve” e “Segunda Pele”, do Coletivo Lugar Comum. Além desses, o público poderá assistir “E Hoje em Dia Como é que se diz Eu te Amo?”, “Mentes Brilhantes”, “Malas e Peripécias”, “(H)estórias Mínimas”, entre outras apresentações previstas na grade.

Formação – A cidade já vive o clima do Aldeia desde julho, com as ações formativas. A partir do dia 13 de agosto, estudantes de seis escolas de Ensino Médio do município terão a oportunidade de participar gratuitamente de oficinas de dança, música e teatro. Além delas, as ações também vão contemplar aqueles que têm alguma vivência com a arte ou são profissionais. Estão com inscrições abertas no Sesc Ler Araripina (Rua Vereador José Barreto de Alencar, s/n, Centro) as turmas para oficinas de capacitação de teatro e dança, que serão realizadas de 27 de agosto a 1º de setembro.

A Oficina de Teatro será ministrada de 27 de agosto a 1º de setembro, pela professora Eliane Monteiro (São Paulo), das 14h às 17h. Nos dias 25 e 26, também das 14h às 17h, será a vez da Oficina de Dança, comandada pelo professor Marcelo Sena (Recife), com foco em Improvisação da dança em espaços urbanos.  Para cada oficina estão sendo disponibilizadas 20 vagas. Para participar, o valor é de R$ 20 para o público geral, mas os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo têm desconto e pagam R$ 10. O Aldeia Princesa do Araripe conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Araripina, The Casa do Vô, Su Casa, Portal da Cidade e Garagem Gourmet.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.