Sec. de Desenvolvimento e CNM participam de reunião do projeto de Mudanças Climáticas

Realizou-se no dia de hoje (14), a primeira reunião com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre o desenvolvimento e trabalho do projeto de Cooperação Urbana Internacional; este impulsionado pela entidade na forma do projeto de Mudanças Climáticas. Promovido em Araripina, no sertão de Pernambuco, o encontro reuniu representantes de Araripina (na pessoa do Secretário de Desenvolvimento, Hermes Alves), e de Santo Tirso (Portugal), onde foi discutido a viabilização das ações de desenvolvimento urbano sustentável.

De acordo com a consultora da Confederação Claudia Lins, que participa do encontro pioneiro, as cidades integrantes do programa da cooperação internacional se reúnem no Município pernambucano para iniciar o desenvolvimento de projetos de maneira integrada e participativa, em três áreas centrais: revitalização de áreas urbanas, mudança climática e cidades inteligentes e tecnológicas.

A iniciativa – lançada pela União Europeia em parceria com a CNM, no âmbito da Cooperação entre Cidades do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) – deve apoiar governos locais para conectar e compartilhar soluções no contexto da Nova Agenda Urbana e da luta contra a mudança climática. Em Araripina, as ações terão foco na revitalização da mata ciliar do Riacho São Pedro e a requalificação de áreas verdes para a execução de parque urbano.

Para a região da América Latina e Caribe, o programa terá duração de três anos para a participação de 20 cidades da Argentina, do Brasil, da Colômbia, do Chile e do Peru para colaborações com homólogos europeus. O orçamento é de aproximadamente 5 milhões de euros e, ao final, está previsto o Pacto Global dos Prefeitos para o Clima e Energia, estabelecido em 20 países da região.

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.