Representante da PMA participa do Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia na Bélgica

Mais de 250 representantes de governos locais e regionais de todo o mundo, se reuniram em Bruxelas, na Bélgica, nos dias 10 e 11 deste mês, para o segundo evento anual “Cidade-a-Cidade” do Programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC), da União Europeia. O município de Araripina, através da prefeitura municipal, foi representando por Rubeni Cunha, gerente de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA.

O evento teve por finalidade fomentar o desenvolvimento urbano sustentável em escala global. No primeiro dia foi abordado o tema “O Desenvolvimento Urbano Sustentável através do planejamento de ação integrada e as formas de acelerarmos nossa resiliência às mudanças climáticas através do Pacto Global com experiências reais de ações climáticas no mundo inteiro”. Já no segundo dia a discussão foi sobre “Resultados de emparelhamento cidade europeia e região: Planejamento de ações ao financiamento”.

Além de Araripina, outros municípios brasileiros participaram do evento: Vitória (ES), Benedito Novo (SC), São Leopoldo (RS), Belo Horizonte (MG) e o Consórcio ABC (SP). Países da América do Sul como a Colômbia, Argentina, Chile e Peru também foram representados, assim como de outros continentes: Caribe, Europa, Ásia, África e Oceania.

Todas as despesas dos participantes foram custeadas pela União Europeia.

Sobre IUC

O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) tem como objetivo apoiar cidades em diferentes regiões do mundo para conectar e compartilhar soluções para problemas comuns em relação ao desenvolvimento urbano sustentável e da luta contra as Mudanças Climáticas. A iniciativa comunitária está baseada em três áreas principais: a cooperação entre cidades que proporcionará uma plataforma para o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas em desenvolvimento urbano; o estabelecimento de uma aliança global de prefeitos para o Clima e a Energia; e, para a América Latina, um programa de intercâmbio entre regiões para estimular o desenvolvimento econômico por meio inovação, competitividade e especialização inteligente.

Fonte: Araripinaemfoco.net

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.