Escola Vitalina Maria de Jesus arrecada doações para implementação em sua bibilioteca

A Escola Estadual Vitalina Maria de Jesus, localizada no distrito de Bom Jardim do Araripe, em Araripina, no Sertão de Pernambuco, está arrecadando gibis e cordéis para a implantação de uma gibiteca e de uma cordelteca na instituição. As doações podem ser feitas na própria escola, na sede da Gerência Regional de Educação (GRE) do Sertão do Araripe ou entrando em contato por telefone. Além dos estudantes, a comunidade externa também será contemplada.

A ideia de inserir os gibis e cordéis nas opções de leitura dos alunos surgiu da necessidade de agregar outros tipos de gêneros textuais à biblioteca da escola. “Eu percebi que só tinha um gibi [na escola], e os alunos brigavam para pegar. Vi que tinha o interesse. [Quanto ao cordel], pensei por que não, se é algo nosso, uma cultura nossa, e não existia na escola”, disse Jamille Barbosa, coordenadora pedagógica da instituição.

Além de despertar o gosto pela leitura através de gêneros que proporcionam uma experiência literária diferenciada da dos livros paradidáticos, os benefícios se estendem também para a prática pedagógica, a partir do uso dos gibis em sala de aula, por exemplo. “O uso cabe em todas as disciplinas, não só em Língua Portuguesa, até porque a gente tem gibi em espanhol, em inglês. Geografia, História, Ciências, todas essas áreas são contempladas dentro dos gibis, além de ser um item dos nossos parâmetros curriculares o estudo do gênero do gibi”, destacou Jamille Barbosa.

Quanto ao procedimento de empréstimo, tanto os alunos como a comunidade externa poderão pegar gibis e cordéis e ficar com eles durante um período de cinco dias. “Como a gente é um distrito, a gente atende uma quantidade de pessoas de toda a comunidade, não só da escola. Pais, irmãos, tios de alunos também vão poder pegar emprestado através de um cadastro, como funciona na biblioteca”, explicou Jamille.

Os gibis e cordéis ficarão expostos em áreas tematizadas dentro da biblioteca da escola. O período de arrecadação será de maio a junho, porém as doações ainda poderão ser feitas depois, e de forma permanente. A primeira contribuição veio de Recife, capital de Pernambuco. Foram cerca de 115 gibis doados.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone e whatsapp (87) 9 9102-3041. O número também está disponível para os interessados em fazer doações. A Escola Vitalina Maria de Jesus fica na Rua Duque de Caxias, s/n, em Bom Jardim do Araripe e a sede do GRE fica na rodovia BR 316, km 21.

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.