Delegação de Araripina em Portugal avança com o projeto de desenvolvimento sustentável

Os municípios de Araripina (Brasil) e Santo Tirso (Portugal), se uniram ao programa Cooperação Urbana Internacional (IUC) da União Europeia para promover e compartilhar experiências no campo do desenvolvimento sustentável, especificamente, na revitalização de área urbanas e criação de parque ambientais, dentro do marco da Nova Agenda Urbana e na luta contra as mudanças climáticas.

Após a visita da delegação portuguesa em Araripina, em maio deste ano, Santo Tirso recebe nesta semana representes araripinenses para mostrar sua experiência estratégica na requalificação de áreas verdes urbanas. O objetivo deste segundo intercâmbio é fornecer à cidade brasileira as ferramentas necessárias para recuperar o ecossistema degradado, incluindo o riacho São Pedro, onde o sistema de esgoto da cidade é descartado.

“Com esta segunda reunião, queremos que Araripina obtenha informações relevantes que possam ser transferidas para os atuais projetos desenvolvidos na região”, afirma Manuel Fuentes, coordenador do Programa IUC na América Latina.

Durante a visita, serão exploradas formas de criar e desenvolver estratégias de revitalização de áreas urbanas, projetos de saneamento e gestão de resíduos, além de entender melhor como Santo Tirso e Araripina podem cooperar em projetos futuros e estabelecer uma colaboração entre as duas cidades em termos de Desenvolvimento Urbano Sustentável. Acompanhando o prefeito Raimundo Pimentel e o vice-prefeito Bringel Filho estão a deputada estadual Socorro Pimentel, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Hermes Alves, e a representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a arquiteta Michele Andrade.

“Araripina está fazendo história por buscar, pela primeira vez, acordos de cooperação com um município de outro país. Com o programa Cooperação Urbana Internacional (IUC) da União Europeia, vamos trocar experiências que nos ajudarão nos projetos de revitalização do riacho São Pedro e na construção do Parque Municipal Waldemiro Lacerda”, disse o prefeito Raimundo Pimentel.

Sobre IUC

O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) tem como objetivo apoiar cidades em diferentes regiões do mundo para conectar e compartilhar soluções para problemas comuns em relação ao desenvolvimento urbano sustentável e da luta contra as Mudanças Climáticas. A iniciativa comunitária está baseada em três áreas principais: a cooperação entre cidades que proporcionará uma plataforma para o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas em desenvolvimento urbano; o estabelecimento de uma aliança global de prefeitos para o Clima e a Energia; e, para a América Latina, um programa de intercâmbio entre regiões para estimular o desenvolvimento econômico por meio inovação, competitividade e especialização inteligente.

Para a região da América Latina e Caribe, o IUC-LAC, o programa, com três anos de duração, tem previsto um orçamento de aproximadamente 5 milhões de euros e prevê a participação de 20 cidades da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile e Peru, para colaborações com seus homólogos europeus. O Pacto Global dos Prefeitos para o Clima e Energia será estabelecido em 20 países da região.

 

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.