Aluna da rede municipal de Araripina vai representar o Araripe em concurso de leitura

A aluna Kennya Lawany, estudante do 4º ano da Escola do Iracema, no Alto da Boa Vista, foi selecionada para representar a região do Araripe na edição 2018 do concurso “Ler Bem” – projeto social de incentivo à leitura promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) que avalia estudantes de até 10 anos de idade.

Em Araripina, a competição foi iniciada com eliminatórias nas unidades de ensino, onde foram escolhidos os representantes de cada escola. Kennya passou por uma avaliação final e foi escolhida para representar Araripina na etapa regional que ocorreu nessa segunda-feira (30) na cidade de Salgueiro, no Sertão Central. Agora, a estudante vai representar todo o Sertão do Araripe na fase final que acontece em outubro no Recife.

O Concurso

Criado em 2011, o projeto vem crescendo a cada ano que passa. Ainda no ano passado, a ação chegou a 100 municípios participantes, o que representa mais de 50% das cidades de Pernambuco, contemplando mais de 110 mil alunos. O concurso avalia a garotada a partir da leitura, em voz alta, de trecho de uma obra escolhida pela organização. Podem concorrer estudantes do 4º ano do ensino fundamental I, com até 10 anos de idade.

Para participar da ação, o aluno deve iniciar a primeira etapa de avaliação na própria instituição de ensino. Após selecionado o estudante representante do município, é a hora da disputa regional, englobando os municípios do Sertão, Agreste e da Zona da Mata. Dessas etapas, sai três representantes de cada local. O vencedor chega em outubro ao Recife para concorrer a final.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.