7 passos para um detox digital

Você fica acordado até mais tarde e vira de um lado para o outro na cama com os olhos vidrados no smartphone só para dar mais uma olhadinha nas redes sociais? No bar, em uma mesa cheia de amigos e chope gelado, você mantém os olhos fixos naquela tela de menos de 6 polegadas, a despeito da conversa animada ao redor?

Se você respondeu sim para as perguntas acima, pode estar na hora de fazer um detox digital. Confira 7 dias abaixo:

  1. Determine uma hora limite para manter o celular ligado à noite

Por exemplo: desligue o telefone sempre entre as 23h e a hora de acordar. Assim, você estabelece uma rotina para garantir algumas horas offline todos os dias.

  1. Ignore o smartphone quando estiver com outras pessoas

Essa é uma verdadeira declaração de amor hoje: deixar o aparelho longe do alcance dos olhos, para prestar mais atenção na conversa do que na tela.

  1. Evite comer em frente ao computador ou levar o smartphone para a mesa de jantar

Nutricionistas alertam que você come mais e pior quando não se concentra no alimento. Use esse tempo para conversar ou refletir.

  1. Bloqueie as notificações

Vale para aplicativos que não são fundamentais na sua rotina, como algumas redes sociais. Assim, você evita aquela distração com o celular piscando ou a tela inundada de alertas.

  1. Estabeleça horários e um limite de tempo para navegar

Vale para redes sociais e sites de notícias. Por exemplo: 30 minutos durante a manhã, mais 30 minutos depois do almoço e mais 30 minutos à noite.

  1. Ignore as notificações na tela do smartphone, mesmo que se acumulem

Não é porque você recebeu um e-mail ou alguém comentou em uma foto sua no Facebook que precisa responder imediatamente. Relaxe.

  1. Mantenha o telefone no silencioso durante o trabalho

Assim, você não se distrai com os sons das notificações nem atrapalha a atenção dos colegas ao redor.

 

Deixe uma resposta